O que é Finger Food?

Finger Food, ao pé da letra, pode ser traduzido como: “comer com os dedos”. Podemos considerar essa modalidade de comida como um coquetel.

Pode ser servidos em mini taças e ramaquins, direto em bandejas ou mesas, enfim, em toda forma que a pessoa consiga se servir em pé mesmo, sem grandes cerimônias.

A proposta principal do Finger Food é a praticidade, ou seja, não há necessidade de montar uma mesa completa com talheres e pratos. A idéia é que seja simples e descontraído!

Em que tipos de eventos posso servir Finger Food?

Se a festa ou evento é para muita gente e também conta um tom mais informal, esse tipo de comida é perfeito, pois todos poderão se servir em pé e circular sem maiores problemas.

E se a sua ideia é fazer uma celebração tradicional e, mesmo assim, deseja oferecer Finger Food, a dica é servir a entrada nesse estilo e depois oferecer o prato principal. Exemplos de como isso ocorre e dá certo são as festas de casamentos e formaturas. Essa união gera um serviço completo e que costuma agradar muito aos convidados!

Outra dica é optar pelo Finger Food para festas em casa, assim você consegue deixar todo mundo à vontade para se servir, circular tranquilamente e colocar a conversa em dia. De quebra, no final não sobra uma pilha de louças para lavar.

Por fim, coffee break e coquetéis realizados por empresas podem servir Finger Food, pode ser um ótimo custo beneficio.

Como esses encontros costumam ser rápidos, com cerca de 2h horas, se valer desse estilo de comida contribui para otimizar o tempo, pois enquanto todos prestam atenção em palestras ou estão conversando sobre o assunto em pauta, podem apreciar os quitutes oferecidos.

Como criar uma apresentação sofisticada dos pratos?

Apesar de toda a praticidade e simplicidade ao se servir, o Finger Food pode — e deve! — ter um toque de sofisticação e charme.

Há muitas opções para deixar a apresentação dos pratos mais bonita; tudo começa com a escolha das louças, que podem ser mais refinadas, como os ramequins, potinhos, pequenas travessas e colheres de porcelana próprias para servir.

Essas peças na cor branca trazem elegância e não têm erro. Mas, se quiser, há alternativas coloridas ou em madeira rústica; o importante é combinar com a decoração da festa.

Outra forma de garantir mais sofisticação aos pratos é caprichar na apresentação da própria comida, que são um charme a parte.

Como servir o Finger Food?

Há duas maneiras de servir o Finger Food: com garçons ou montando uma ilha ou mesa principal.

Para a primeira alternativa, a dica é trabalhar efetivamente na apresentação dos pratos e das bandejas que serão servidas. Já no caso da ilha, você ganha mais uma opção para incrementar a decoração: nesse espaço é possível incluir vasos, flores, luzes e também travessas e louças atraentes. A ideia é trazer mais sofisticação e causar impacto nos seus convidados. Mas se você não tem uma mesa ou ilha grande ou o espaço do evento é pequeno, vale investir num coquetel volante, com garçons passando e oferecendo a todo momento para seus convidados!

Quais pratos servir no Finger Food?

Uma grande verdade sobre o Finger Food: é possível servir qualquer comida nesse estilo!.

Por isso, os pratos e opções são degustados tranquilamente apenas com uma mão, sem a necessidade de cortar. No máximo seu convidado precisará de um guardanapo de vez em quando.

Entre as opções que costumam funcionar perfeitamente nos mais diferentes tipos e tamanhos de eventos, estão os mini cups, que podem ser: risotos, saladas, escondidinhos, camarão e filé mignon; são saborosos e agradam a todos os tipos de paladar. Uma aposta sem erros!

Os já tradicionais canapés também dispensam maiores apresentações, mas, para um toque mais gourmet, prefira recheios mais finos e sofisticados.

E as opções não se encerram por aí, não! Há muitas outras alternativas para complementar a sua festa: aposte em quitutes servidos no palito ou nas colheres de porcelana, os famosos sticks (frios).

Outras delícias que costumam agradar, principalmente à criançada, são os mini-hambúrgueres e mini quiches.

E, claro, os doces não podem ficar de fora desse cardápio, até porque toda celebração precisa de uma dose de açúcar, que todos adoram!

Quanto a isso, docinhos servidos em copinhos são ótimas alternativas, basta escolher os sabores preferidos. Mas se você quer uma dica: geralmente, tudo o que tem chocolate faz sucesso. Procure alternativas nessa direção, mas não fique só nela.

Gostou do Finger Food? Ficou com vontade de oferecer delícias nesse estilo para os seus convidados?

Clique aqui e veja o menu completo!